Basílica de Santa Sofia

Selecione as datas para conferir as atividades disponíveis

Basílica de Santa Sofia: Atividades Turísticas e Ingressos

5 fatos históricos sobre a Basílica de Santa Sofia

Esta magnífica igreja bizantina, posteriormente convertida em mesquita otomana, foi transformada em um museu por Kemal Ataturk, o pai da República Turca, e é hoje um dos ícones mais populares de Istambul. Confira cinco fatos que marcaram este marco dos impérios cristão e islâmico.

  • Local de culto antes mesmo da história

    1. Local de culto antes mesmo da história

    A majestosa igreja foi convertida em mesquita após a conquista otomana em 1453. Contudo, em seu local, já haviam existido duas igrejas e um templo pagão!

  • Foi construída para superar o Templo de Salomão

    2. Foi construída para superar o Templo de Salomão

    Justiniano I apertou as economias de seu império para concluir a construção da Basílica de Santa Sofia em 537. Conta-se que, ao final de sua construção, ele teria dito: "Ah Salomão, eu te superei!"

  • Vários de seus tesouros estão em Veneza

    3. Vários de seus tesouros estão em Veneza

    Em vez de chegar a Jerusalém, a quarta cruzada, liderada por Veneza, tomou Constantinopla. A Basílica de São Marcos, em Veneza, ainda abriga vários dos espólios!

  • Já passou por muitas provações

    4. Já passou por muitas provações

    Além de ter sido saqueada durante a quarta cruzada, a pesada cúpula da Basílica de Santa Sofia já desabou diversas vezes devido a terremotos. Somente em 1859, ela foi totalmente estabilizada.

  • Os otomanos mudaram drasticamente sua aparência

    5. Os otomanos mudaram drasticamente sua aparência

    A Santa Sofia tornou-se uma mesquita em1453, após a conquista de Constantinopla pelos otomanos. Entre as diversas alterações, destacam-se a construção de minaretes e a remoção de ícones cristãos.

Organize sua visita

  • Quais são os horários de funcionamento?

    Você pode visitar a Basílica de Santa Sofia de 9h às 19h de 15 de abril a 31 de setembro; e de 9h às 17h de 1º de outubro a 14 de abril. Permanece fechada nos primeiros dias do Ramadã e Eid al-Adha. Reserve bilhetes com antecedência para evitar filas!

  • Como chegar?

    A Santa Sofia está localizada a uma pequena caminhada da estação de metrô Sultanahment e paradas do bonde. Ela está perto de diversas atrações históricas de Istambul, e várias excursões a pé pela cidade passam por ela.

Informações Úteis

  • Quando visitar?
    De 9h às 17h no inverno, e de 9h às 19h no verão. Verifique os horários durante feriados com antecedência.
  • Quanto custa?
    O preço do ingresso é 30 TRY, cerca de $11.
  • É necessário guia?
    Certamente será muito útil. Pode ser uma boa conferir nossas excursões mais vendidas.
  • Como chegar
    Utilize o metrô ou o bonde até a estação Sultanahment.
  • Mais dicas

    • Reserve seu ingresso com antecedência para evitar filas!

Basílica de Santa Sofia: Avaliações de outros visitantes

Avaliação geral

4.5 / 5

Com base em 3.443 avaliações

Foi uma experiência gratificante atendendo à simplicidade da organização, facilidade em encontrar os pontos de referência previamente escolhidos, atendendo á grandiosidade da cidade , pois seria de prever dificuldade em acertar em os timings para poder concluir no todo, a visita. O guia foi muito eficaz e pratico, expressando - se bem em Espanhol e demonstrando bons conhecimentos. Os pontos da visita foram escolhidos por nós e e de um modo geral ficamos satisfeitos

Nosso Guia Atuf...em português significa Horizonte, foi uma aula sobre a Turquia antiga e atual, com todos os detalhes. Mesquita Azul, Santa Sofia e o Castelo, nada como conhecer estes lugares lindos, mas com a visão de um nativo contando sobre a história e a cultura, estou apaixonada pela Turquia.

Vale muito a pena! Comprei pela internet, apresentei o código ao guia ( que estava no horário e local indicado), sem fila e sem complicação! Guias atenciosos, prestativos e super simpáticos! Adorei e recomendo!

O nosso guia foi ter connosco ao hotel e fomos a pé, numa tour só para nós, pelos diferentes pontos descritos. Deu-nos informações bastante detalhadas dos locais e respectivos simbolismos.

Foram pontuais para nos buscar no hotel . Passeio a pé pois as atrações são muito perto. Guia sabia bastante sobre o percurso e muito prestativo.