Basílica de Santa Sofia

Selecione as datas para conferir as atividades disponíveis

Basílica de Santa Sofia: Atividades Turísticas e Ingressos

5 fatos históricos sobre a Basílica de Santa Sofia

Esta magnífica igreja bizantina, posteriormente convertida em mesquita otomana, foi transformada em um museu por Kemal Ataturk, o pai da República Turca, e é hoje um dos ícones mais populares de Istambul. Confira cinco fatos que marcaram este marco dos impérios cristão e islâmico.

  • Local de culto antes mesmo da história

    1. Local de culto antes mesmo da história

    A majestosa igreja foi convertida em mesquita após a conquista otomana em 1453. Contudo, em seu local, já haviam existido duas igrejas e um templo pagão!

  • Foi construída para superar o Templo de Salomão

    2. Foi construída para superar o Templo de Salomão

    Justiniano I apertou as economias de seu império para concluir a construção da Basílica de Santa Sofia em 537. Conta-se que, ao final de sua construção, ele teria dito: "Ah Salomão, eu te superei!"

  • Vários de seus tesouros estão em Veneza

    3. Vários de seus tesouros estão em Veneza

    Em vez de chegar a Jerusalém, a quarta cruzada, liderada por Veneza, tomou Constantinopla. A Basílica de São Marcos, em Veneza, ainda abriga vários dos espólios!

  • Já passou por muitas provações

    4. Já passou por muitas provações

    Além de ter sido saqueada durante a quarta cruzada, a pesada cúpula da Basílica de Santa Sofia já desabou diversas vezes devido a terremotos. Somente em 1859, ela foi totalmente estabilizada.

  • Os otomanos mudaram drasticamente sua aparência

    5. Os otomanos mudaram drasticamente sua aparência

    A Santa Sofia tornou-se uma mesquita em1453, após a conquista de Constantinopla pelos otomanos. Entre as diversas alterações, destacam-se a construção de minaretes e a remoção de ícones cristãos.

Organize sua visita

  • Quais são os horários de funcionamento?

    Você pode visitar a Basílica de Santa Sofia de 9h às 19h de 15 de abril a 31 de setembro; e de 9h às 17h de 1º de outubro a 14 de abril. Permanece fechada nos primeiros dias do Ramadã e Eid al-Adha. Reserve bilhetes com antecedência para evitar filas!

  • Como chegar?

    A Santa Sofia está localizada a uma pequena caminhada da estação de metrô Sultanahment e paradas do bonde. Ela está perto de diversas atrações históricas de Istambul, e várias excursões a pé pela cidade passam por ela.

Informações Úteis

  • Quando visitar?
    De 9h às 17h no inverno, e de 9h às 19h no verão. Verifique os horários durante feriados com antecedência.
  • Quanto custa?
    O preço do ingresso é 30 TRY, cerca de $11.
  • É preciso visitar com um guia?
    Certamente será muito útil. Pode ser uma boa conferir nossas excursões mais vendidas.
  • Como chegar
    Utilize o metrô ou o bonde até a estação Sultanahment.
  • Mais dicas

    • Reserve seu ingresso com antecedência para evitar filas!

Basílica de Santa Sofia: Mais Atividades e Atrações Turísticas

Quer descobrir todas as coisas para fazer no destino Basílica de Santa Sofia? Clique aqui para ver a lista completa.

Basílica de Santa Sofia: Avaliações de outros visitantes

Avaliação geral

4.5 / 5

Com base em 3.822 avaliações

Matt foi um excelente guia !!! Desde o momento em que ele me pegou no hotel, pude sentir uma energia muito boa e positiva. Ele era engraçado e seu inglês era excelente. Ele era muito experiente, informativo e gentil. Eu estava viajando sozinho com outra mulher e ele nos deixou superconfortáveis e ficou perguntando se estávamos bem e precisávamos descansar. Foi um dia muito longo, mas mesmo assim tive uma experiência incrível. Matt explicou sua cultura e amor por seu país com tanta paixão que eu tive calafrios que subiram pela minha espinha. Eu recomendo usar Matt como seu guia se você quiser se divertir e explorar Istambul.

O passeio foi ótimo! Mehmet abi conduziu bem o tour e respondeu a todas as perguntas - organizacionais ou históricas. Obrigado por conhecer a história e parte da cidade de Istambul. Çok teşekkürler! Selamlar, Selçuk ve Sinah

The tour arrived to pick me up at the hotel as arranged and took me back to the end. The guide was extremely polite, very attentive to every detail with us and was always available and concerned about our satisfaction.

O Matt foi o nosso guia. Falava fluentemente Inglês, atencioso e prestável, sempre preocupado com o nosso bem estar. Aconselho vivamente está excursão, principalmente para quem tem pouco tempo em Instanbul

O guia foi muito simpático. Eu recomendo esta atividade