Dia 1: Lisboa – Óbidos – Alcobaça – Nazaré – Batalha – Fátima
Conheça a rica paisagem de moinhos e árvores frutíferas em Óbidos, uma vila cênica cercada de muralhas medievais. Admire a harmonia da arquitetura local, a diversidade de seu artesanato típico e prove o famoso ginginha (licor de cereja amarga). Continue até Alcobaça para conferir a maior igreja gótica de Portugal. Em seguida, faça uma parada na típica vila de pescadores de Nazaré e saiba mais sobre as lendas locais. Siga até o Mosteiro de Santa Maria de Victoria, em Batalha, onde você pode visitar o túmulo do Infante Dom Henrique, o Navegador, precursor das descobertas marítimas de Portugal. Siga os passos dos peregrinos católicos a caminho do Santuário de Fátima. Haverá a possibilidade de assistir a uma procissão a luz de velas em Fátima antes de seguir para o seu hotel.
Dia 2: Fátima – Coimbra – Aveiro – Porto
Ao fim de seu café da manhã no hotel, continue sua jornada a caminho de Coimbra. Admire a universidade mais antiga do mundo com sua magnífica biblioteca de estilo barroco e sinta a singular atmosfera local, caracterizada por antigas tradições, como as capas pretas dos estudantes e as melancólicas canções do fado. Faça uma parada na igreja de Santa Clara para visitar o túmulo da Rainha Santa Isabel, protagonista do “Milagre das Rosas”. Maravilhe-se com as cerâmicas de Coimbra antes de seguir para a cidade de Aveiro, famosa por seus canais e conhecida como a “Veneza Portuguesa”. Admire os graciosos barcos moliceiros e experimente a doce sobremesa local ovos moles. Continue até o Porto para passar a noite em um hotel.
Dia 3: Porto – Guimarães – Braga - Porto
Hoje é o dia de conhecer a segunda maior cidade de Portugal e desfrutar deste vivo anfiteatro de casa ribeirinhas, palácios, igrejas e bares de vinho do Porto para, depois, seguir até a região do Minho, famosa por seus borbulhantes “vinhos verdes”. Explore o berço da nação (e o local de nascimento do primeiro rei de Portugal) em Guimarães. Passeie pelo centro histórico e faça uma viagem no tempo até a era medieval. Encante-se com a Colina Sagrada, coroada pelo castelo, e com o Palácio dos Duques de Bragança. Siga rumo à Braga para visitar a “Roma Portuguesa”. Maravilhe-se com a igreja mais antiga de Portugal e com o Santuário de Bom Jesus do Monte, famoso por sua escadaria de estilo barroco e seus jardins. Retorne ao seu hotel, no Porto.
Dia 4: Braga – Santiago de Compostela – Porto
Desfrute de um café da manhã em seu hotel antes de partir rumo à Santiago de Compostela, capital da Galícia e centro de peregrinação ao final do Caminho de Santiago. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985, Santiago de Compostela é uma cidade fascinante e você terá o dia inteiro para explorá-la livremente. Passeie por suas ruas históricas e saiba mais sobre seus extraordinários monumentos antes de provar alguns dos deliciosos pratos locais. No fim do dia, retorne ao Porto para passar a noite em um hotel.
Dia 5: Porto – Amarante – Vila Real – Vale do Ouro – Lamego – Urgeiriça
Deixe o Porto após o café da manhã e siga a caminho do Vale do Ouro, fazendo uma parada ao longo do trajeto na simpática cidade de Amarante. Conheça o Mosteiro de São Gonçalo e maravilhe-se com as casas que beiram o rio juntamente com o agitado mercado, onde você pode encontrar frutas, vegetais, galinhas, roupas e muito mais. Em seguida, continue até Vila Real para conhecer os jardins de Mateus, famoso por suas representações em garrafas de vinho rosé portuguesas. Adentre a região do vinho do Porto em Portugal, viajando através das vinícolas e das paisagens de tirar o fôlego do Vale do Ouro. Pare em Lamego, endereço de um dos santuários mais importantes de Portugal, o Nossa Senhora dos Remédios, com sua magnífica escadaria de estilo barroco. Prove algumas das delícias locais, como o presunto ou a famosa Bola de Lamego (pão recheado de presunto assado no forno). Continue até a montanhosa região interiorana de Viseu, centro das vinícolas Dão, e local de associação ao mais antigo líder lusitano, Viriato. Passeie pelas estreitas ruelas e confira os portais com brasões esculpidos em granito. Siga até Urgeiriça para passar a noite em um hotel.
Dia 6: Urgeiriça – Bussaco – Tomar – Lisboa
Viaje através do coração de Portugal até as exuberantes florestas de Bussaco. Continue até Tomar para explorar a cidade da “Ordem dos Templários”. Saiba como estas terras foram devolvidas em 1159 de forma a recompensar a ajuda prestada por Dom Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) na Reconquista Cristã. Confira o estonteante castelo e o Convento de Cristo, construído por Dom Gualdim Pais, o primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Templários em Portugal. Ao fim do dia, siga em direção à Lisboa para passar a noite.
Dia 7: Lisboa – Sintra – Cabo da Roca – Cascais – Estoril – Lisboa
Passe o dia explorando as belas cidades e resorts da costa do Estoril, começando pelos extravagantes castelos e palácios de Sintra. Admire a extraordinária mistura de estilos arquitetônicos dos edifícios e jardins do Parque Natural de Sintra. Em seguida, viaje até Cabo da Roca para conhecer o ponto mais ocidental de toda a Europa. Passe pelas famosas praias de surf de Portugal e confira a Boca do Inferno, a caminho da cosmopolita Cascais, e os jardins do cassino de Estoril. Retorne à Lisboa durante a noite.
Dia 8: Lisboa – Évora
Hoje é dia de explorar detalhadamente a cidade universitária de Évora, conhecida por sua rica trama de cultura, história e tradições. Deixe Lisboa e cruze o rio Tejo, passando por uma bucólica paisagem de oliveiras, sobreiros e vinhas. Na chegada à Évora, aproveite para caminhar pelas estreitas ruelas da cidade caiada e visite alguns de seus principais monumentos, como o Templo Romano, a catedral de estilo romanesco-gótico e o ossário (capela de ossos) na igreja de São Francisco. Vá até o Mercado para ver, sentir e provar alguns dos produtos locais. Admire o artesanato local que conta com utensílios de cortiça, cerâmica e cobre. Desfrute de um tempo livre durante a tarde para explorar a cidade no seu próprio ritmo e provar mais dos vinhos, queijos e azeitonas locais. Passe a noite em um hotel em Évora.
Dia 9: Évora – Beja – Silves – Lagos
Deixe Évora após o café da manhã e viaje em direção ao sul passando pela cidade de Beja, onda está localizada a torre mais alta de todo o período medieval português. Cruze pequenas colinas para adentrar o famoso Algarve. Atravesse pomares de laranjeiras na rota para Silves, conhecida por seu castelo de arenito vermelho que ilustra os tempos Mouros. Continue até as areias douradas do Algarve, passando pela Praia da Rocha, para chegar ao seu hotel em Lagos.
Dia 10: Lagos – Ponta da Piedade – Sagres – Cabo de São Vicente
Explore a beleza cênica do Algarve e saiba mais sobre seu papel de destaque na descoberta do novo mundo. Visite a Ponta da Piedade para garantir vistas extraordinárias do Oceano Atlântico e conferir as falésias de curiosas formas que foram esculpidas a partir da erosão do mar. Posteriormente, siga em direção ao pequeno porto de pesca de Sagres e visite a Fortaleza para saber mais sobre a mítica “Escola de Navegação” de Dom Henrique, o Navegador. Continue através das Falésias até Cabo de São Vicente e confira o ponto mais sudoeste de toda a Europa. Retorne à Lagos para desfrutar da atmosfera cosmopolita da cidade e da marina. Prove deliciosos pratos do Algarve, como peixe e mexilhões cozidos na panela de cobre (cataplana). Satisfaça o seu desejo por doces com os apetitosos marzipãs, amêndoas e bolos de figo locais. Retorne ao seu hotel para desfrutar de uma tarde de relaxamento e aproveite para dar um mergulho no mar de águas mornas.
Dia 11: Lagos – Setúbal – Serra da Arrábida – Lisboa
Despeça-se do Algarve com um último olhar em direção ao mar. A viagem de volta a Lisboa passará pela cidade de Setúbal, um importante porto e centro industrial na margem norte do Estuário do Sado. Continue através da Cordilheira da Arrábida, preservada como um Parque Natural com paisagens extraordinárias e uma vegetação singular. Desfrute das vistas panorâmicas da Península de Troia antes de cruzar a ponte sobre o rio Tejo no seu retorno a Lisboa.